:

  • Cinco tecnologias de Star Wars que estão se tornando realidade


  • Das telas para o mundo real, cinco tecnologias de Star Wars se materializam.

Próximo de completar meio século desde o lançamento de seu primeiro filme, a franquia Star Wars ainda mantém seu prestígio atualmente. A saga continua sendo um dos maiores fenômenos da cultura pop, com o lançamento frequente de novos filmes e séries, incluindo uma nova trilogia.

O universo criado pela franquia apresenta algumas das tecnologias mais impressionantes já concebidas para um filme de ficção científica. Ainda existem pessoas que sonham em lutar com sabres de luz ou ter um R2-D2 em casa.

Surpreendentemente, algumas tecnologias que eram consideradas distantes da realidade nos anos 70 estão agora sendo desenvolvidas por cientistas. Muitas delas serviram como inspiração para avanços e pesquisas em laboratório.

A seguir, apresentaremos algumas das tecnologias de Star Wars que estão se tornando realidade e como elas prometem auxiliar os seres humanos (ou não).


5 - Robôs assistentes


Os robôs domésticos são a tecnologia mais antiga desta lista, já que cientistas do mundo todo estão pesquisando sobre eles há algum tempo. Embora ainda não existam droides como R2-D2 e C-3PO, que se comunicam diretamente com humanos e têm uma vida quase autônoma, já é possível adquirir robôs que ajudam nas tarefas domésticas.

 

4 - Robôs de combate


Em Star Wars, é comum o uso de droides em grandes batalhas. Exércitos compostos por milhares de robôs são empregados nas lutas, com as máquinas sendo capazes de utilizar armas.

Atualmente, essa realidade não está muito distante. A Rússia está aprimorando um robô em formato de cão, chamado M-81, capaz de se mover com agilidade e disparar foguetes com grande precisão. Além disso, o exército dos Estados Unidos já utiliza robôs para acessar áreas perigosas e desarmar bombas.

 

3 - Próteses biônicas


Após perder parte do braço em uma batalha contra Darth Vader, Luke Skywalker recebe uma mão biônica como substituição do membro perdido. Hoje em dia, já é possível encontrar próteses biônicas tão boas quanto a utilizada pelo jedi.

Modelos avançados, como os fabricados pela empresa islandesa Össur, estão entre os mais avançados disponíveis no mercado ortopédico atualmente. Essas próteses são capazes de realizar movimentos naturais e proporcionar uma vida saudável ao usuário.

 

2 - Armas a laser


A maior ameaça da primeira trilogia de Star Wars é a temida Estrela da Morte, uma máquina mortal maior que muitos planetas, capaz de destruir qualquer planeta à sua frente com um poderoso raio laser.

Felizmente, não temos uma tecnologia tão poderosa no mundo real. No entanto, a Marinha dos Estados Unidos possui canhões a laser que utilizam ondas de calor para destruir pequenos objetos inimigos, como drones. Vale ressaltar que, ao contrário dos filmes, o raio laser dessas armas é invisível.

 

1 - Sabres de luz


A arma mais famosa do universo Star Wars, o sabre de luz, inspirou diversos brinquedos e artefatos ao longo dos anos. No entanto, as leis da física impedem a existência real de um dispositivo letal como esse.

No entanto, cientistas da Universidade do Texas se inspiraram na precisão do corte do sabre de luz para desenvolver um laser que pode ser utilizado em cirurgias. Isso tornaria o trabalho dos médicos mais fácil e preciso, substituindo ferramentas como bisturis.


Em resumo, enquanto algumas tecnologias de Star Wars estão se tornando realidade, como robôs assistentes, robôs de combate, próteses biônicas e lasers para cirurgias, outras ainda estão distantes da possibilidade de existirem, como armas poderosas e sabres de luz letais.

No entanto, o impacto e a influência da saga Star Wars continuam a impulsionar avanços tecnológicos e a inspirar a imaginação das pessoas em todo o mundo.